quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Ecogalera visitando a cultura indígena






Ecogalera visitando a cultura indígena:
Aldeia Piaçaguera


Os últimos preparativos para a viagem tão esperada, boa parte dos integrantes da Ecogalera iriam participar da entrega.
A hora marcada foi as 7:30 para que pudéssemos arrumar todas nossas coisas e ainda carregar o carro que iria levar a arrecadação.
O senhor que cedeu, cobrando um bom preço pela sua viajem, chegou umas 8:30. Embarcamos levando conosco a expectativa e a curiosidade de algo tão esperado.
Chegamos na área reservada e recebemos todas as instruções para que pudéssemos fazer a trilha, um alongamento para preparar o corpo pois teríamos um longo percurso pela frente.
Todos levavam bolsas com seus pertences e alguns ainda carregavam consigo sacolas que obtinham nosso lanche que havia sido comprado no mercado.
Enquanto caminhávamos, recebíamos informações de nossos guias indígenas e de nossos responsáveis. Curiosidades de como era o solo, a importância da vegetação, entre outras coisas.
Mais ou menos na metade da trilha, recebemos a proposta de fazer uma dinâmica em que usaríamos todos os sentidos, menos a visão. Fomos vendados, e formamos uma fila na qual somente a mão direita ficava apoiada sobre o ombro do seu colega a frente e a esquerda ficava livre para que pudéssemos nos defender de qualquer coisa que nos abatesse ou dificultasse o caminho.
O objetivo da dinâmica era confiar no seu guia, o colega da frente, e saber utilizar os outros sentidos, além de conseguir reconhecer sua árvore.
Chegamos a aldeia, fomos recebidos na escola, área onde havia os banheiros e a cozinha, além de um lugar que estava destinado as doações.
Havia uma grande variedade de utensílios que se localizavam sobre mesas escolares. Anéis, colares, arco e flechas tudo feito pelos indígenas, tudo muito bonito e muito colorido.
Descarregamos o carro e depois nos preparamos para assistir uma apresentação.
Para agradecer a nossa doação eles se prepararam uma apresentação de dança e canto, mostrando uma parte de sua cultura.

0 comentários:

  © by Andre Barbosa

Ir para o TOPO